sexta-feira, 16 de julho de 2010

Edição de férias


Férias, noites sem sono repletas de estrelas e feminismo.

Estas são as minhas férias. Noite-dia ajeitando 1327 curvas de luz de estrelas do satélite CoRoT, muitas estragadinhas e outras quase-boas. Tive que passar a noite em claro para conseguir terminar a tempo, tudo isso pra conseguir terminar meu trabalho da reunião de astronomia que vai ser em uma cidade muito fofinha chamada Passa Quatro. Então vale a pena o esforço. Estou aproveitando o tempo livre para descobrir um pouco da leitura feminista. Hoje então, me lembrei de procurar pelo Segundo Sexo da Simone de Beauvoir, e me deparei com uma dificuldade enorme para encontrar este livro nas livrarias, até no sebo super recheado daqui não tem! Optei por baixar na internet.

"Se hoje não há mais
feminilidade, é porque nunca houve. Significará isso que a palavra
"mulher" não tenha nenhum conteúdo? Ê o que afirmam
vigorosamente os partidários da filosofia das luzes, do racionalismo,
do nominalismo: as mulheres, entre os seres humanos,
seriam apenas os designados arbitrariamente pela palavra "mulher"."


Também estou lendo Lendo Lolita em Teerã. Depois de Satrapi com Persépolis, tudo relativo ao Irã se tornou bastante interessante. E neste livro, a autora faz um relato de como era o Irã após a Revolução Islâmica.Ela narra como era a situação nas universidades, a obrigação de usar o véu, a proibição das obras literárias importantes como a própría Lolita, por julgarem o livro obsceno, já que se trata da paixão de um homem por uma menina. Inclusive sua decisão de deixar a universidade e abrir uma turma com suas alunas mais interessas para discutir sobre as obras ocidentais proibidas toda quinta-feira. É um pacote completo.

0 comentários:

Postar um comentário